terça-feira, 11 de maio de 2010

Dançar

Eu louvo a Dança, pois ela liberta as pessoas das coisas,
unindo os dispersos em comunidade.

Eu louvo a Dança que requer muito empenho,
que fortalece a saúde, o espírito iluminado,
e transmite uma alma alada.

Dança é mudança do espaço, do tempo,
do perigo contínuo de dissolver-se e tornar-se somente cérebro,
vontade ou sentimentos.

A Dança requer o homem libertado,
ondulando no equilíbrio das coisa.
Por isso eu louvo a Dança.

A Dança exige o homem todo,
ancorado em seu centro,
para que não se torne,
pelos desejos desregrados,
pocesso de pessoas e coisas,
e arrancando-o da demonia de viver
trancado em si mesmo.

Ó homem, aprende a dançar!
Caso contrário,
os anjos do céu não saberão o que fazer contigo.

Escrito por Santo Agostinho no século IV

Numa escola de dança, deparei-me com esse lindo poema, essa homenagem ao ato de dançar. Para mim é difícil imaginar um santo tão apaixonado pela dança..
Realmente para estar na dança precisamos estarmos libertos das coisas, desprendermo-nos de nossa autocensura e nos soltar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário